Periodontite e Depressão

Será que existe uma ligação entre estas duas doenças? Vamos descobrir! À primeira vista, não existe uma associação automática entre a Periodontite e a Depressão. Primeiro porque a Periodontite está relacionada com a boca e inerente a problemas de higiene oral e a Depressão aos estados físico e psicológico de vazio e ansiedade. Mas, estudos recentes afirmam que estas duas doenças se encontram relacionadas. Sabe porquê?

O desenvolvimento da Periodontite e a sua consequente progressão varia de indivíduo para indivíduo. De facto, há fatores de risco associados como, por exemplo, o tabagismo, a diabetes, a genética, o stress, entre outros. Por outo lado, a Depressão, ou como muitos lhe chamam a doença da moda, é uma patologia bastante comum e muito fruto da atual azafama da sociedade em que vivemos. O estilo de vida, as constantes barreiras, desafios, preocupações que cada um de nós enfrentamos, levam a um desgaste emocional. E, este é representado pela falta de humor, perda de interesse ou prazer, desleixo, sentimentos de culpa, sono perturbado, falta de apetite e má concentração.

Mas, como é que a depressão consegue afetar a saúde oral?

A maioria dos doentes que sofrem de depressão, sentem-se demasiado cansados e desmotivados. E, muitos, por esse motivo ignoram, muitas vezes, a manutenção da sua higiene oral e os cuidados dentários mínimos. Ou seja, o seu estado anímico, a falta de interesse e vontade, inerentes ao seu quadro clínico levam a que descurem a normal higiene oral. Além disso, a depressão acaba também por se associar a hábitos pouco saudáveis, como o tabagismo e a dependência do álcool, dois fatores que também são conhecidos por aumentar o risco de periodontite.

Como sabemos, não é especialização do médico dentista tratar da saúde mental. No entanto, é importante que os dentistas estejam atentos e saibam como identificar quadros depressivos nos pacientes, de forma a poder reencaminhá-los para outros profissionais que os possam auxiliar a combater esta doença e consequentemente melhorar a sua saúde oral.

A Periodontite é reflexo de poucos cuidados de higiene oral, muitos deles associados a quadros clínicos depressivos?

Sim, a periodontite afeta gravemente as gengivas e o tecido periodontal e é causada pela acumulação de placa bacteriana. À medida que esta patologia progride, os ossos e os dentes correm riscos de ficarem danificados e consequentemente pode-se chegar à perda dentária. No entanto, quando tratada atempadamente, a periodontite, pode ser facilmente reversível e o doente pode voltar a ter saúde oral.

4 fases da doença periodontal

1. Inflamação (gengivite)

A Periodontite começa com inflamação das gengivas conhecidas como gengivite. Um dos primeiros sinais é as gengivas sangrarem ao escovar os dentes.

• Doença periodontal precoce

Nas fases iniciais da Periodontite, o sistema imunológico tenta combater a infeção. Mas, no caso do doente estar deprimido, o seu sistema imunitário também dica afetado e demorará mais tempo a dar resposta. Muitas vezes isso poderá levar a hemorragias e alguma perda óssea.

• Doença periodontal moderada

Progredindo para uma doença periodontal moderada, o doente poderá, além da hemorragia, sentir dor à volta dos dentes e alguma recessão das gengivas. Os dentes começam a perder suporte ósseo dando a sensação de que estão a ficar soltos.

• Doença periodontal avançada

Em estados mais avançados, o tecido que sustenta os dentes começa a deteriorar-se. Assim, pode surgir dor mais severa durante a mastigação, aparecer mau hálito e/ou sabor estranho na boca. O não controlo desta patologia leva à destruição total do tecido e tem como consequência máxima a perda dentária.

Sinais de alerta para Periodontite

Como em todas as doenças é necessário estar alerta aos primeiros sintomas, agindo de forma atempada e prevenindo o agravamento da situação. Os principais sintomas de alerta são assim:

• Gengivas que sangram no momento da higiene oral diária;
  • Mau hálito;
  • Alterações na posição dos seus dentes ou sensação de dentes soltos;
  • Acumulação de placa bacteriana ou tártaro nos dentes;
  • Dor ao mastigar.

Esteja atento à sua saúde, cuide de si, tanto a nível emocional como oral.

Faça rastreios dentários frequentes e certifique-se que vive um estilo de vida saudável! Precisando de ajuda para tratar da sua saúde mental podemos dar-lhe o nosso apoio e encaminhá-lo para um profissional de saúde. Mas, para cuidar da sua boca e dentes já sabe que pode contar com a A Sua Dentista, na Bobadela ou em São Domingos de Rana.