Alzheimer: mais uma razão para visitar A Sua Dentista

A causa para o aparecimento da doença de Alzheimer pode estar relacionada com a bactéria que provoca a doença periodontal. O estudo, publicado na New Scientist, vem reforçar a importância de uma vigilância atenta da sua boca. Sem dúvida, a doença de Alzheimer é mais uma razão para visitar A Sua Dentista.

De acordo com o estudo, a Porphyromonas gingivalis pode estar na origem da demência de Alzheimer. Esta é uma bactéria que causa a infeção dos tecidos de suporte do dente e ossos que o rodeiam e apoiam os seus dentes. Esta infeção dá pelo nome de periodontite ou doença periodontal.

Antes de mais nada, recorde-se, a demência de Alzheimer resulta em perda progressiva de memória e função cognitiva. Por vezes, ao longo de uma década ou mais. Por outro lado, é devastadora tanto para quem a tem quanto para seus entes queridos.

Simultaneamente, a má notícia é que as doenças relacionadas com a gengiva afetam perto de um terço da população. Recordamos que a periodontite pode ocorrer se a gengivite não for tratada de forma adequada. A placa bacteriana que se acumula acima e abaixo da linha da gengiva causa a doença. Além disso, pode originar danos irreversíveis do osso e tecidos que suportam os seus dentes.

Por isso mesmo, é importante fazer uma boa higiene oral. E ir ao dentista com frequência. Examine os seus dentes e confirme se tudo está bem. Faça um check-up regular. E detete de forma precoce doenças na sua boca.

Se esses motivos já bastavam, a doença de Alzheimer é mais uma razão para visitar A Sua Dentista! Já marcou a sua próxima consulta numa das nossas clínicas?