preloader

Blogue

Será que o uso de dentaduras pode afetar a nutrição?

Será que o uso de dentaduras pode afetar a nutrição?

Será que o uso de dentaduras pode afetar a nutrição?

A dentadura ou prótese dentária é uma solução usada para substituir as falhas dentárias, causadas por acidentes ou pela perda de dentes associada ao envelhecimento ou que surge em consequência da má higiene oral. Mas, será que pode afetar a nutrição de quem a usa?

Utilização de próteses dentárias

As próteses dentárias são maioritariamente utilizadas pelas faixas etárias mais elevadas. Para esta população, as dentaduras oferecerem uma solução rápida para que tenham melhor aparência, mesmo que todos saibamos que não são sempre a melhor solução. Mas, é certo que as mais recentes apresentam um rigor estético mais avançado que as tradicionais.

Embora as próteses amovíveis possam, de facto, restaurar o sorriso e a capacidade de mordida do paciente, alguns estudos indicaram que as limitações apresentadas por estas restaurações podem ter consequências na nutrição do indivíduo. Quer saber porquê? Vamos partilhar consigo algumas conclusões.

Impactos na nutrição

Uma equipa de investigação, recorrendo a registos de medicina dentária e de saúde de mais de 10.000 pacientes, concluiu que os tratamentos de saúde oral afetam a saúde dos pacientes ao longo do tempo. Além disso, este mesmo estudo determinou que o uso de prótese dentária, faz com que os utilizadores sofram um declínio significativo a nível nutricional, E, isto acontece devido à diferença que ocorre na mastigação dos alimentos.

Assim sendo, conclui-se que o uso de dentadura pode ter um impacto direto na nutrição. E, isto é consequência fundamentalmente do facto de muitas das dentaduras serem inadequadas ou já não estarem bem-adaptadas à boca do paciente. Assim, os utilizadores têm dificuldade em mastigar certos alimentos nutricionalmente ricos. Por exemplo, muitos dos que usam prótese dentária evitam a ingestão de pão, carne e certos vegetais essenciais para se manterem nutridos e saudáveis. Consequetemente, optam erradamente por alimentos ricos em gordura e mais fáceis de mastigar. Logo, isso vai favorecer um desequilíbrio nutricional e prejudicar a saúde.

Use de prótese dentária e manutenção de saúde

Em suma, é muito importante para os utilizadores deste tipo de substituição dos dentes recorram a cuidados especializados. Por um lado, por motivos nutricionais o apoio do nutricionista pode revelar-se essencial para que sejam indicadas as recomendações dietéticas adequadas. Mas, os utilizadores destas próteses necessitam dos médicos dentistas para controlarem o estado da prótese e a sua adaptação à arcada dentária. Além disso, nas consultas o dentista vai sempre promover o uso correto desta forma de substituição de dentes perdidos. A visita regular ao dentista é fundamental pois o médico dentista irá referir os cuidados e recomendações que se forem respeitados irão proteger a dentadura e garantir a sua durabilidade. E, algumas destas recomendações visam a correta higienização diária da prótese dentária e da sua boca para garantir uma correta saúde oral.

E, se assim for, o processo de mastigação e o equilíbrio nutricional é possível, mesmo utilizando estas soluções para recuperar o sorriso!

Lembre-se que, com a prótese cuidada e bem-adaptada e o acompanhamento regular do dentista haverá garantia de um uso que permite bons hábitos alimentares e saúde! Visite A Sua Dentista ou na Bobadela ou em São Domingos de Rana.