Cuidados para quem usa aparelho dentário

Que cuidados são necessários após colocar um aparelho ortodôntico? Sabe como fazer a higiene oral se usa aparelho dentário? Precisa de ajuda para saber quais os alimentos deve evitar? Vamos partilhar consigo os cuidados fundamentais para que o uso do seu aparelho seja um sucesso!

Cuidados a relembrar se usa aparelho dentário

Higiene oral cuidada

A higiene oral adequada e reforçada é fundamental se usa aparelho dentário. A falta de bons cuidados de higiene oral pode por em causa a sua saúde oral e prolongar todo o processo de alinhamento dos dentes.

Por outro lado, se usa aparelho ortodôntico a probabilidade de ficar com resíduos de comida presos no aparelho é grande. Logo, deve ter uma atenção redobrada principalmente após as refeições. Assim sendo, um dos cuidados a ter é incluir um escovilhão no seu kit de higiene oral.

Quando o usar? Utilize um escovilhão após escovar os dentes de forma a ajudar a limpar entre os brackets.

Além disso, para evitar que surjam problemas como inflamação das gengivas ou caries perca uns minutos a realizar uma boa higienização bocal, pelo menos duas vezes por dia.

Alimentos a evitar quando usa aparelho convencional

Há alguns não recomendados para quem usa aparelho dentário convencional. Conheça os que causam habitualmente mais problemas enquanto us aparelho dentário e evite-os.

• Alimentos mais densos como alguns tipos de pão ou bolachas;
  • Alimentos crocantes como as pipocas;
  • Alimentos maleáveis como as pastilhas elásticas;
  • Alimentos duros como os frutos secos
  • Alimentos comidos à dentada: maçã, pera, cenoura, etc.

Mas, não se aborreça! Se há alguns destes alimentos que não dispensa corte-os em pedaços pequenos e fáceis de mastigar. Assim, não vai perturbar o seu tratamento nem causar complicações, nomeadamente nos brakets.

Utilização de cera ortodôntica

Os brakets podem incomodar ao tocar na mucosa oral. Mas, existe uma forma bastante simples e prática evitar o incómodo. Use a cera ortodôntica! Esta é colocada de forma a criar uma barreira entre o aparelho e os lábios e bochechas.

Consultas de Manutenção

Após a leitura de alguns dos cuidados cuidados a ter se está a utilizar um aparelho dentário, já sabe que segui-los não evita a visita regular ao dentista. Estas consultas de acompanhamento são fulcrais para que se vigie o progresso do tratamento e o médico dentista lhe indique todos os cuidados a ter para que se garanta o sucesso!

Visite A Sua Dentista na Bobadela ou em São Domingos de Rana e alinhe o seu sorriso!