Implantologia

Os implantes são dispositivos artificiais que são colocados no interior do osso do maxilar. Desse modo, através da colocação de um implante, é possível reabilitar e substituir dentes perdidos melhorando a estética oral.
implantologia

Como se une um implante ao osso?

Os implantes dentários são, primordialmente, pequenos "parafusos" feitos de material biocompatível. Deste modo, é facilitada a sua integração por parte do osso. Uma vez colocados em contacto com o osso, os implantes criam uma união biológica com o mesmo, perfeitamente saudável e estável.
São a melhor solução?
São mais uma opção disponível, tal como as próteses removíveis e fixas
Faltam-me vários dentes. E agora?
Os implantes são uma opção. Mas podem existir outras mais adequadas
Qual a melhor opção?
Consulte A Sua Dentista e, juntos, escolham a solução que se adequa a si

Implantes são uma solução duradoura

Os tratamentos com implantes não são eternos. Contudo, e com os recentes avanços tecnológicos, espera-se que durem, pelo menos, 15 anos. E no caso das próteses apoiadas nos implantes, é aceitável um tempo mínimo de 10 anos. Mas, como em tudo na saúde oral, a higiene e os cuidados com a saúde da boca são fundamentais.
01. Os implantes podem perder-se?
Sim. Seja devido a características anatómicas e fisiológicas dos pacientes ou devido aos hábitos de higiene oral, tabágicos, entre outros, pode acontecer a perda de um implante. Mas há muitos estudos a longo prazo que comprovam a eficácia do tratamento com implantes, na ordem dos 90% a 98%.
02. O tabaco é um fator real de risco?
Sim. Desde logo porque o tabaco diminui a vascularização do osso e da gengiva, atrasa os processos de cicatrização e aumenta potencialmente o risco de infeções. A evidência científica demonstra que os implantes colocados em pacientes que fumam apresentam uma maior taxa de insucesso
03. Podem ocorrer complicações?
Como em qualquer procedimento cirúrgico, tal pode suceder. Contudo, todas as possíveis complicações, tais como lesões de estruturas sensitivas (nervos), ou dos dentes vizinhos são pouco frequentes e evitáveis se feito um estudo prévio do caso clínico de cada doente.
04. E que alterações há depois do implante?
A implantologia pretende substituir, com eficácia, o dente natural. Assim, os implantes tendem a comportar-se como dentes naturais. Existem, porém casos específicos que, dependendo do tipo de prótese, o paciente pode sentir um certo grau de movimento da mesma, algo que é natural.