Endodontia

A endodontia é o ramo da medicina dentária dedicado à patologia da polpa dentária e dos tecidos que rodeiam as raízes e o seu tratamento. É também vulgarmente conhecida como desvitalização.

Causas para a desvitalização

Cárie dentária que afeta a polpa do dente
Traumatismo na dentição
Infeção por periodontite
Uma nova desvitalização

Sinais de alerta

Dor aguda agressiva
Aparecimento de um abcesso
Sensibilidade às diferenças de temperatura
Dor durante a mastigação de alimentos

Ajudamos a esclarecer as suas dúvidas

A desvitalização dentária é uma prática comum na Medicina Dentária. Este tratamento contribui para proteger os dentes quando cáries, traumatismos e outras situações atingem a região dos nervos do dente. Esta prática permite a cura ou o restabelecimento do equilíbrio nos tecidos de suporte do dente. Vamos ajudá-lo a tirar algumas dúvidas.
01. Como se faz a desvitalização?
A desvitalização consiste na remoção da parte do nervo e da parte vascularizada do interior do dente. este permanece inserido no osso, mas deixa de ser uma parte viva.
02. Quais as vantagens da desvitalização?
Ao desvitalizar o dente reduzem-se os riscos de necessidade de extração e colocação de um implante. Assim prolonga-se a manutenção do dente na boca mais alguns anos.
03. Pode falhar a desvitalização?
Não é comum, mas pode acontecer por degradação do dente reparado, o qual pode começar a desenvolver microfissuras por onde as bactérias podem entrar.
04. É um processo doloroso?
A Endodontia é efetuada recorrendo a uma anestesia local. Desse modo, e se a anestesia for bem efetuada, não existem motivos para haver dor durante este processo.