Dentisteria

A Dentisteria é a área da Medicina Dentária que se foca no tratamento dos dentes com cárie ou fraturas, entre outros. O tratamento destas lesões é efetuado com recurso a materiais que permitem substituir a estrutura do dente estragado sem comprometer a sua função primordial.

Cuidamos

Dentes com lesão de cárie
Tratamento de fraturas
Substituição de restaurações antigas danificadas ou infiltradas
Simulações do resultado final pré-tratamento

Restauramos

Harmonização do sorriso
Encerramento de espaços entre dentes
Substituição de restaurações de amalgama inestéticas
Alterações no posicionamento de dentes

Sempre uma atenção especial à estética

Atualmente a restauração dos dentes posteriores e anteriores é, sobretudo, efetuada com recurso às resinas compostas (materiais da cor do dente). Tal é realizado de forma directa e em uma única sessão. No caso dos dentes posteriores poderá igualmente ser usada a amálgama de prata que é uma liga metálica.
01. O que é a cárie dentária?
Esta é uma doença que afecta cerca de 90% da população portuguesa. É causada pela acção de bactérias, as quais podem, posteriormente, provocar a destruição parcial ou total do dente. A presença das bactérias na boca, uma alimentação inadequada e a uma higiene oral deficiente, facilita o aparecimento de cáries.
02. O que pode causar a cárie dentária?
Quando ingeridos alimentos que contêm hidratos de carbono (doces, bolos, gomas, etc.), as bactérias cariogénicas vão decompô-los e gerar ácidos que causam a dissolução do conteúdo mineral dos dentes bem como o aparecimento de lesões de cárie. O risco é maior quando estes alimentos são ingeridos fora das refeições ou à noite antes de deitar.
03. Como prevenir as cáries dentárias?
Em primeiro lugar deve escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia após as refeições. Do mesmo modo, passar fio dentário entre os dentes pelo menos uma vez por dia, idealmente à noite. Por fim, visitar o seu médico dentista frequentemente. O uso de um suplemento de flúor e a indicação para a realização de selamento de fissuras deve ficar sempre ao critério do médico dentista.
04. Que materiais se usam para restaurar dentes?
Atualmente os mais usados são as resinas compostas para a restauração de dentes anteriores (incisivos e caninos) e posteriores (molares e pré molares). Em dentes posteriores, e geralmente nas crianças, poderá ser usado amálgama de prata, que é uma liga metálica. Por questões meramente estéticas, as resinas compostas vieram substituir o uso de amálgamas de prata.